..it lies within the heart of mankind.
- Edward D. Morrison
Saudações.
Venho neste post elogiar o jogo de Super Nintendo chamado "Tales Of Phantasia".
Lançado em 1994 pela NANCO, digo de forma bem tranquila que é o jogo que mais explorou os recursos do SNES.
Segue os pontos fortes deste belíssimo game:
- Um jogo com um sistema de batalha inovador.
- Primeiro jogo da época a ter uma introdução com música cantada.
- Gráficos lindos, chegando aos pés de games 2D's do Play1 (veja na screenshot que tirei!! Tem reflexo do personagem na água!!! =D).
- Músicas maravilhosamente bem compostas.
- Jogabilidade muito boa.
Enfim, eu ainda não zerei o jogo, mas só pela primeira vista, já estou maravilhado.
Recomendo a todos baixarem um emulador de Super Nintendo, e depois baixar Tales Of Phantasia. É sureal! =}
Aliás, falando em sureal, eu estava dando uma olhada nos manuais de programação do SNES. CACETE, não é possível que os caras programassem em Assembly para fazer um jogo INTEIRO, como Super Mario World, Chrono Trigger, etc.. Tem algum macete por trás! =P
Segue um tutorial que ensina a fazer um "pequeno" código em Assembly de um "jogo da velha" (de forma mais simples possível): http://wiki.superfamicom.org/snes/show/Making+a+Small+Game+-+Tic-Tac-Toe
Triste, não?
Por isto, me recuso a acreditar que naquela época nego programava naquele nível. Provavelmente eles tinham uma API específica para programar. Não é POSSÍVEL fazer um jogo inteiro, cheio de detalhes, escrito apenas em Assembly.
Então, um viva às linguagens de alto nível como C/C++, Ruby, e PHP!
Viva!
Quem ainda for corajoso, e quer aprender a programar diretamente para o Super Nintendo, entre nesta página e boa sorte! :P
Por hoje é só! :P
Um comentário:
Some later games like Chrono Trigger were written in C and ASM as there was a C compiler available at the time. There's an open source one available now too: http://code.google.com/p/snes-sdk/
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